Bandeira Azul

Primeira praia do norte/nordeste ganha selo internacional de praia sustentável

No centro da Baía de Todos-os-Santos, está a Ilha dos Frades, uma porção natural de Salvador que reúne vegetação de Mata Atlântica e praias das mais paradisíacas. Lá está a Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, que recebeu, em 2015, reconhecimento internacional pela conservação de sua natureza. A avaliação foi feita por júri da organização não governamental Foundation for Environmental Education (FEE – Fundação para Educação Ambiental), que certifica com o selo Bandeira Azul, no mundo inteiro, praias e marinas objetivando potencializar a conscientização para proteger ambientes costeiros e marinhos.
As praias que podem ganhar a certificação são, oficialmente, utilizadas para banhos e recebem visitação com frequência, como as de áreas urbanas. Este perfil sinaliza para a vulnerabilidade dos ambientes à degradação e estimula a sustentabilidade em prol do coletivo. O selo é dado a locais que, obrigatoriamente, obedeçam aos critérios estabelecidos pelo programa, como qualidade da água e construções de acordo com leis ambientais. A cada período, devem ser desenvolvidas atividades, como educativas e acompanhamentos técnicos, para que seja mantido íntegro o patrimônio natural.

Em dezembro de 2016, com a chegada do verão, será hasteada a bandeira na praia de Nossa Senhora do Guadalupe para representar o reconhecimento recebido. “É uma resposta bastante positiva a todos nós, empenhados na proteção do patrimônio natural, e aos moradores da Ilha dos Frades, além de ser um estímulo a outras comunidades costeiras”, considera o secretário de Cidade Sustentável, André Fraga.

Leave a Reply

Your email address will not be published.